terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Favoritos, Milagres e Injustiças do Oscar 2012

Chegou a melhor época do ano para os cinéfilos: palpitar sobre quem deveria ser o vencedor do Oscar, o que significa assistir uma quantidade imensa de filmes.

Um sacrifício!

Os chatos que só gostam de cinema europeu e esnobam os filmes americanos ou que consideram o prêmio uma tolice ou os que acham Hollywood o maior vilão da sétima arte é claro que não vão concordar, mas aposto que mesmo estes dão suas “espiadas” na lista dos indicados. Mesmo que para criticar.

O prêmio em si não é tão legal, é verdade. Porém, o Oscar serve como um guia para vermos filmes e discutir sobre eles. Coisa que quem é cinéfilo ama.

Pois bem!

A lista dos indicados trouxe algumas surpresas, mas nada demais do que já era esperado.

O mais surpreendente, na minha visão, foi a escolha da Academia de Hollywood de eleger apenas nove longas para a categoria de Melhor Filme e a redução drástica no número de músicas indicadas para Melhor Canção: duas!

A seguir, uma analisada nesta lista dos indicados ao OSCAR 2012 com os injustiçados, os milagres e quem não deveria estar.


MELHOR FILME

"O Artista"
"Os Descendentes"
"Histórias Cruzadas"
"A Invenção de Hugo Cabret"
"Meia-Noite em Paris"
"O Homem que Mudou o Jogo"
"Cavalo de Guerra"
“A Árvore da Vida”
“Tão forte e Tão perto”


Favorito: “O Artista” sai na frente devido à força que traz da temporada de premiações. Porém, “Hugo” ganhou força e tem Martin Scorsese. Já “Histórias Cruzadas” aposta em um tema amado pela Academia (superação de barreiras) e o apoio do público americano.

Milagre: que bom ver “A Árvore da Vida” indicado na categoria principal. O Oscar corrigiu os erros do Globo de Ouro que simplesmente esqueceu o melhor filme de 2011.

Oi?!: “Tão Perto e Tão Longe” tem um marketing muito forte. Somente isso explica sua inclusão na categoria. Não que o filme seja ruim (nem vi, para ser honesto), porém, era um longa que estava totalmente esquecido na temporada de premiações e nem muito cotado para figurar nesta lista. Mostra o carinho que a Academia tem por Stephen Daldry.

Injustiça: Como sobrou uma vaga, bem que a Academia poderia brindar David Fincher com uma lembrança por “O Homem que Não Amava às Mulheres” ou o lado político de George Clooney em “Tudo Pelo Poder”.



MELHOR DIREÇÃO

Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret"
Woody Allen, "Meia-Noite em Paris"
Michel Hazanavicius, "O Artista"
Alexander Payne, "Os Descendentes"
Terrence Malick, "A Árvore da Vida"


Favorito: peguem o foice e comecem a lutar. De um lado no corner está um dos maiores cineastas da história e injustiçado histórico do Oscar: Martin Scorsese! Do outro, o diretor do filme do momento e com um belíssimo trabalho em mãos: Michel Hazanavicius.

Milagre: deixar Terrence Malick fora seria um crime de lesa-pátria ao cinema. Ainda bem Academia, ainda bem!

Justiça:
Deixar Steven Spielberg por “Cavalo de Guerra” de fora. Não merecia o homem que fez “Jurassic Park”, “Indiana Jones” e “A Lista de Schindler” ser indicado por este filme.

Curiosidade: Lista é igualzinha a do Globo de Ouro deste ano.


MELHOR ATOR

Demian Bichir, "A Better Life"
George Clooney, "Os Descendentes"
Jean Dujardin, "O Artista"
Brad Pitt, "O Homem que Mudou o Jogo"
Gary Oldman “O Espião que Sabia Demais”


Favorito: George Clooney, mesmo com Dujardin na cola. O astro hollywoodiano vem crescendo como ator, tem um enorme carisma tanto entre o público, crítica e meio cinematográfico, além de ser um cara engajado politicamente. Sim, meus caros: atuação no Oscar não basta.

Milagre: Gary Oldman tem um papel meticuloso em “O Espião que Sabia Demais”. Nada mais justo ele ter conseguido superar Michael Fassbander e Leonardo Di Caprio na última hora e conseguido uma indicação, a primeira em uma brilhante carreira.

OI?: quem apostaria em Demian Bichir ser indicado em uma categoria que tem alguns dos maiores astros do cinema americano? O México já pode comemorar.

Injustiça: há dois caras que a Academia não gosta: Jim Carrey e Leonardo Di Caprio. O primeiro é visto como um careteiro (um besteira e quem viu “O Show de Truman” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” sabe); já Di Caprio é uma incógnita. Mais uma vez desprezado pelo Oscar.


MELHOR ATRIZ

Glenn Close, "Albert Nobbs"
Viola Davis, "Histórias Cruzadas"
Meryl Streep, "A Dama de Ferro"
Michelle Williams, "Sete Dias com Marilyn"
Rooney Mara , "Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres"



Favorita: Meryl Streep e Viola Davis disputam acirradamente a estatueta. Porém, a protagonista de “A Dama de Ferro” deve vencer devido a seu impressionante histórico de derrotas recentes (nada mais que 12 perdas em 28 anos).

OI?!: nem Rooney Mara esperava essa indicação por "Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres", principalmente se formos analisar que ela “roubou” a vaga de Tilda Swinton por “Precisamos Falar Sobre Kevin”. Que aproveite o luxo de ser indicada ao lado de nomes como Streep e Gleen Close.

Injustiça: se Lars Von Trier não tivesse falado besteira em Cannes, pode ter certeza: Kristen Dunst estaria indicada ao Oscar por “Melancolia”. Somente um boicote da Academia a tudo que se referisse ao filme explica sua ausência da lista.


MELHOR ATOR COADJUVANTE


Kenneth Branagh, "Sete Dias com Marilyn"
Jonah Hill, "O Homem que Mudou o Jogo"
Nick Nolte, "Guerreiro"
Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"
Max von Sydow, “Tão Forte e Tão Perto”


Favorito: Christopher Plummer tem e vai ganhar por sua brilhante atuação em “Toda Forma de Amor”. Vá na locadora ou faça o download e saiba porque!

Milagre: quem te viu, quem te vê Jonah Hill? O gordinho atrapalhado de “Superbad” indicado ao Oscar? Evolução, hein! Parabéns!

Injustiça: a maioria das pessoas pediam por Andy Serkis na categoria devido a sua ótima atuação em “Planeta dos Macacos – A Origem”. Porém, admito, que gostaria de ver Aln Rickman por “Harry Porter” nesta categoria. Sua atuação é brilhante em toda série, principalmente em “Relíquias da Morte – Parte II”.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


Bérénice Bejo, "O Artista"
Jessica Chastain, "Histórias Cruzadas"
Melissa McCarthy, "Missão Madrinha de Casamento"
Janet Mcteer, "Albert Nobbs"
Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"


Favorita: Octavia Spencer já ganhou. Próxima disputa!

OI?: imagino o susto que Melissa McCarthy teve quando começou a perceber que poderia estar na lista do OSCAR. Afinal de contas, você fazer um filme bobinho como “Missão: Madrinha de Casamento” (diga-se de passagem, uma boa comédia) e parar na maior festa do cinema mundial, mostra que você fez bem o seu trabalho.

Injustiça: Jessica Chastain não ser indicada por “A Árvore da Vida” e sim por “Histórias Cruzadas”. Sensibilidade zero dos membros da Academia.



MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

"Meia-Noite em Paris" (Woody Allen)
"Missão Madrinha de Casamento" (Annie Mumolo e Kristen Wiig)
"O Artista" (Michel Hazavanicius
“Margin Call” (J.C. Chandor)
“A Separação” (Asghar Farhadi )


Favorito: apesar de “O Artista” querer atrapalhar, Woody Allen deve levar sua estatueta dourada pelo brilhante “Meia-Noite em Paris”. Aliás, vão ter que entregar o prêmio, pois ele não vai para a festa mesmo.

Milagre: “A Separação” repete um feito de “Cidade de Deus”: ter o roteiro indicado, mesmo sendo um filme não-inglês. Viva a diversidade.

OI?: Ignorado nas outras categorias, “Margin Call” surgiu aqui de intrometido. Uma boa prova que os americanos ainda estão traumatizados com a crise econômica que atingiu o país em 2008.

Injustiça: o delicioso roteiro de “Toda Forma de Amor” e o complexo e estranho texto de “A Árvore da Vida” ficarem de fora, é uma pena.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

"Os Descendentes" (Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash)
"A Invenção de Hugo Cabret" (John Logan)
"O Homem que Mudou o Jogo" (Steven Zaillian e Aaron Sorkin)
"Tudo pelo Poder" (George Clooney, Grant Heslov, Beau Willimon)
"O Espião que Sabia Demais” (Bridget O'Connor e Peter Straughan)


Favorito: sem chances na categoria de Melhor Diretor, Alexander Payne deve ganhar aqui com “Os Descendentes”. Porém, é bom ficar de olho em “A Invenção de Hugo Cabret” e todas suas homenagens ao cinema.

Justiça: ainda não vi “Histórias Cruzadas”, porém no meio de tantos filmes fortes como os deste ano, seria uma pena desperdiçar uma indicação com esta história com cara de que já vimos em algum lugar (se você viu o trailer, sabe muito bem do que falo).


MELHOR ANIMAÇÃO

“Um Gato em Paris”
“Chico e Rita”
“Kung Fu Panda 2”
“Gato de Botas”
“Rango”


Favorito: sem “Tintim”, “Rango” tem a estatueta nas mãos.

OI?!: “Kung Fu Panda 2” está indicado? OI?!

Injustiça: “Rio” e “As Aventuras da Tintim” ficarem de fora mostra a falta de seriedade da Academia neste ano para com esta categoria.

Milagre: no meio de tantos erros, a ausência de “Carros 2” é um consolo. A Pixar deveria apagar este filme de sua quase irretocável filmografia.


MELHOR FILME ESTRANGEIRO

"Bullhead" - Michael R. Roskam (Bélgica)
"Monsieur Lazhar" - Philippe Falardeau (Canadá)
"A Separação" - Asghar Farhadi (Irã)
"Footnote" - Joseph Cedar (Israel)
"In Darkness" - Agnieszka Holland (Polônia)


Favorito: “A Separação” não vai dar chances aos indicados.

Injustiça: é impossível não lamentar “Tropa de Elite 2” na lista. A não ser que só tenha clássicos entre os cinco indicados (o que não acredito), é triste o Brasil ter ficado de fora mais uma vez do Oscar.


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"Man or Muppet", de "Os Muppets" - música e letra de Bret McKenzie
"Real in Rio", de "Rio" - música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown e letra de Siedah Garrett


Favorito: “Man or Muppet”, principalmente porque o filme estava cotadíssimo para essa categoria e só ficou com uma indicação.

OI?!: Dois indicados? É um boicote da Academia à categoria? Somente isso explica tamanha miséria nas indicações. Houve anos bem piores em que mais músicas foram escolhidas. Por que isso agora?

Justiça:
“Rio” tinha que ser indicado para alguma coisa. Era o mínimo pela esnobada na categoria de Melhor Animação.



DIREÇÃO DE ARTE

"O Artista" (design de produção: Laurence Bennett; decoração do set: Robert Gould)
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (design de produção: Stuart Craig; decoração do set: Stephenie McMillan)
"A Invenção de Hugo Cabret" (design de produção: Dante Ferretti; decoração do set: Francesca Lo Schiavo)
"Meia-Noite em Paris" (design de produção: Anne Seibel; decoração do set: Hélène Dubreuil)
"Cavalo de Guerra" (design de produção: Rick Carter; decoração do set: Lee Seales)

Favorito: "A Invenção de Hugo Cabret"

Injustiça:
“O Espião que Sabia Demais”

Milagre: "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2"



DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

"O Artista" (Guillaume Schiffman)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Jeff Cronenweth)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Robert Richardson)
"A Árvore da Vida" (Emmanuel Lubezki)
"Cavalo de Guerra" (Janusz Kaminski)


Favorito: "O Artista"

Justiça: "A Árvore da Vida"

Injustiça: “O Espião que Sabia Demais”



MELHOR FIGURINO

"Anonymous" (Lisy Christl)
"O Artista" (Mark Bridges)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Sey Powell)
"Jane Eyre" (Michael O'Connor)
"W.E." (Arianne Phillips)


Favorito: “Jane Eyre”

Injustiça:
“O Espião Que Sabia Demais”



MELHOR EDIÇÃO

"O Artista" (Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius)
"Os Descendentes" (Kevin Tent)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Kirk Baxter e Angus Wall)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Thelma Schoonmaker)
"O Homem que Mudou o Jogo" (Christopher Tellefsen)


Favorito: “A Invenção de Hugo Cabret"

Injustiça: “A Árvore da Vida”



MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

"As Aventuras de Tintim" (John Williams)
"O Artista" (Ludovic Bource)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Howard Shore)
"O Espião que Sabia Demais" (Alberto Iglesias)
"Cavalo de Guerra" (John Williams)


Favorito:
"O Artista"

Injustiça: John Williams indicado duplamente por duas trilhas fracas.


EDIÇÃO DE SOM

"Drive" (Lon Bender e Victor Ray Ennis)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Ren Klyce)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Philip Stockton e Eugene Gearty)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl)
"Cavalo de Guerra" (Richard Hymns e Gary Rydstrom)


Favorito: "Cavalo de Guerra"

Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.

Detalhe: na minha opinião, essa é uma categoria em que os jurados escolhem os mais barulhentos. Não é à toa que “Transformers” está aí.



MIXAGEM DE SOM

"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Tom Fleischman e John Midgley)
"O Homem que Mudou o Jogo" (Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin)
"Cavalo de Guerra" (Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson)


Favorito: "A Invenção de Hugo Cabret"

Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.

Detalhe: na minha opinião, essa é uma categoria em que os jurados escolhem os mais barulhentos. Não é à toa que “Transformers” está aí.



EFEITOS VISUAIS

"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Hennemg)
"Gigantes de Aço" (Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg)
"Planeta dos Macacos: A Origem" (Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Scott Farrar, Scott Benza, Matthew Butler e John Frazier)


Favorito: "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" como prêmio de consolo e reconhecimento por tudo que representou para o cinema. Além disso, os efeitos são muito bons.


Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.



MELHOR MAQUIAGEM

"Albert Nobbs" (Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle)
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yolea Toussieng)
"A Dama de Ferro" (Mark Coulier e J. Roy Helle)


Favorito: "A Dama de Ferro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário