sábado, 15 de janeiro de 2011

OSCAR 2011 - Mais do que Previsível

POR CAIO PIMENTA
Diretor-Geral do SET UFAM


A disputa pelo Oscar 2011 parece ser estar mais do que previsível.

Mesmo faltando 53 dias para a premiação, as principais categorias possuem favoritos disparados que só perderão a mais cobiçada estatueta dourada do cinema se uma zebra muito grande acontecer em 27 de feveireiro no Kodak Theatre.



MELHOR FILMEA Rede Social” é o grande favorito para levar o principal prêmio. Ganhou a maior parte dos prêmios das associações de críticos norte-americanos, além de ter sido um sucesso de bilheteria.

"O Discurso do Rei" e "A Origem" são os filmes que podem tentar um "sprint" milagroso e roubar a estatueta da história do criador do Facebook.
Improvável."Cisne Negro", "Toy Story 3", "Bravura Indômita", "O Vencedor" e "127 Horas" vão fazer figuração na categoria principal.

Sobram duas vagas, as quais acredito podem ficar com "Minhas Mães e Meu Pai" e "Atração Perigosa", apesar de minha torcida para que o mexicano "Biutful" consiga sua vaguinha.

MELHOR DIRETORNessa categoria, a Academia deve manter a tradição e premiar o diretor do vencedor de melhor filme. Portanto, a estatueta será de David Fincher.

Christopher Nolan ("A Origem"), Darren Aronofsky ("Cisne Negro") e Tom Hopper ("O Discurso do Rei") tem vagas garantidas.

A última vaga deve ser disputada entre David O. Russell ("O Vencedor"), Irmãos Coen ("Bravura Indômita") e Danny Boyle ("127 Horas")

MELHOR ATORColin Firth deve faturar esta categoria dando o único prêmio das principais categorias para "O Discurso do Rei", candidato britânico na competição.O azarão pode ser James Franco em "127 Horas". Porém, seria extremamente deselegante premiar um dos apresentadores da noite (o ator vai conduzir a cerimônia junto com Anne Hathaway).
Jesse Eisenberg por “A Rede Social” e, Mark Whalberg em “O Vencedor” vão poder dizer que um dia concorreram a melhor ator no Oscar e só.

A quinta vaga pode ser para qualquer um desses: Ryan Gosling em “Blue Valentine”, Javier Barden por “Biutful”Robert Duvall em “Get Low”.

MELHOR ATRIZNatalie Portman é mais do que favorita para ganhar o prêmio mais cobiçado pelas atrizes hollywoodianas. A atuação dela em "Cisne Negro" é considerada por muito críticos a melhor de uma carreira que tem excelentes interpretações como "Closer" e "V de Vingança".

A dupla de "Minhas Mães e Meu Pai", Annette Bening e Julianne Moore devem concorrer, assim como Nicole Kidman por "The Rabbit Hole" (muitos críticos americanos dizem que a estrela de "As Horas" possa tirar o prêmio de Portman. Duvido muito).
Michelle Willians por "Blue Valentine" e Jennifer Lawrence por "Inverno da Alma" postulam a última vaga.

COADJUVANTES
A briga de melhor ator coadjuvante está polarizada em dois nomes: Christian Bale por "O Vencedor" e Geoffrey Rush por "O Discurso do Rei".


Acredito que o intérprete de Batman leve essa disputa por ser um sujeito querido tanto pelo público quanto pela crítica, além de nunca ter levado o prêmio, ao contrário de Rush, vencedor em 1997 por "Shine - Brtilhante".Jeremy Renner por "Atração Perigosa", Andrew Garfield em "A Rede Social" e Michael Douglas pela atuação na continuação de “Wall Street” devem fechar a lista.

Não me surpreenderia, porém, se a sofrível atuação de Johnny Deep em “Alice No País das Maravilhas” fosse lembrada.

Para atriz coadjuvante, a crítica norte-americana aponta Helena Bonham-Carter em “O Discurso do Rei” como a principal favorita. Porém, acredito que Amy Adams por “O Vencedor” pode surpreender e levar a estatueta. Isso porque a atriz possui bastante carisma e conseguiu realizar muito bem um papel dramático em um filme que possui nomes como Christian Bale e Mark Whalberg, além de fugir dos filmes românticos e infantis que marcam a carreira dela.

Mila Kunis por “Cisne Negro”, Melissa Leo em “O Vencedor” e Jacki Weaver por “Animal Kingdom” são as mais cotadas para completar as outras três vagas.

DEMAIS CATEGORIAS

Para roteiro original, minha aposta vai na louca “viagem” de Christopher Nolan em “A Origem”. Dessa maneira, a Academia vai poder premiar um dos filmes mais criativos dos últimos anos. Já “A Rede Social” deve levar com tranqüilidade roteiro adaptado.

Vida fácil mesmo vai ter “Toy Story 3” na categoria de melhor Animação.

Para filme estrangeiro, a única certeza que posso dar é que “Lula – O Filho do Brasil” não vai estar.

Que dó!

Resta esperar o dia 27 de Janeiro para ver os indicados ao OSCAR 2011 e começar a maratona atrás dos filmes que vão concorrer a estatueta dourada!

Isso se os cinemas de Manaus permitirem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário